sábado, 9 de novembro de 2013

Dias de chuva

     Dias de chuva costumam me causar preguiça, quando acordo e ouço o barulho dos pingos na janela, olho através do vidro embaçado e das gotinhas d'água que escorrem pelo lado de fora, vejo um céu abarrotado de nuvens cinzas que cobrem o céu como se fosse um imenso edredom, imito a natureza e me cubro novamente apreciando esse pequeno prazer existencial, despertar num dia de chuva.
    Apesar do estado de espírito em que me encontro, não posso abandonar meus afazeres cotidianos, saio um pouco mais tarde da cama e compenso num banho mais rápido, preparo-me e apanho meu guarda-chuva, dirijo-me ao ponto saltando as poças d'água formadas nas irregularidades do asfalto e das calçadas, no ônibus dois senhores conversam sobre o clima, um deles diz ao outro: "Deveria era chover lá para os lados do nordeste, aqui em São Paulo o tempo é bom de chuva". deixei-me levar pela conversa que não era comigo, ele seguiu dizendo sobre o amigo do irmão de um primo que havia viajado para o nordeste e sentido pena de seus conterrâneos, lá o gado era vendido a preço de banana por estar morrendo de fome, uma seca devastadora mantinha o solo seco e já não chovia a mais de oito meses, refleti um pouco sobre o assunto e acabei me perdendo em outros devaneios, assim não pude ouvir mais nada da conversa.
    Outro belo elemento dos dias chuvosos é abstração ótica causada pela variedade de cores das cúpulas dos guarda-chuvas, principalmente no centro da cidade, onde o numero de pessoas transitando por todos os lados era maior, cúpulas de tecido amarelo, azul, verde, floridas, listradas, passavam umas pelas outras, e sob as varetas de aço, segurando no cabo do objeto, pessoas encolhidas que não se distraiam com tal futilidade, seguiam seu cotidiano e os pensamentos se direcionavam para os pontos e aspectos rotineiros, estavam preocupados em chegar ao trabalho, com a compra do mês, os problemas com os maridos, as mulheres e os filhos, as contas; a chuva era só mais uma adversidade, um infortúnio a mais para seu dia; lembrei da conversa que ouvi e pensei na dádiva de receber a chuva, enquanto outros clamavam pela mesma que não vinha, assim eu segui minha rotina tentando filtrar ao máximo a beleza de um dia chuvoso. 

Um comentário: